Teste do Pezinho

O que é o Teste do Pezinho?

Entenda a importância do teste do pezinho para garantir um futuro feliz e saudável à criança.

A Triagem Neonatal, popularmente conhecido como Teste do Pezinho, é um exame importante que serve para determinar se a criança nasceu saudável, detectando se há alguma doença que possa prejudicar seu desenvolvimento.

Todos os bebês devem fazer o teste a partir do 3º e preferencialmente até o 5º dia de vida, e quanto mais cedo melhor. O SUS oferece o teste do pezinho GRATUITO, e para fazer, basta ir ao seu Posto de Saúde ou Clínica da Família mais próximo, levando seus documentos. A coleta do sangue é simples, rápida e não causa qualquer dano à criança.

As doenças diagnosticadas pelo Teste do Pezinho podem ocorrer em qualquer criança, mesmo que ela pareça estar saudável. Estas doenças podem levar a deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança. Tratadas a tempo, a chance de que a doença não leve a sequelas é muito grande, melhorando assim a qualidade de vida dos casos confirmados e tratados.

Não deixe de fazer, pois o seu filho merece todo esse cuidado e amor!

O Teste do Pezinho é preconizado pela portaria Nº 822, de 06 de junho de 2001.

Modalidades do Teste do Pezinho

Além dos 6 exames básicos cobertos pelo SUS, a APAE-Rio oferece mais exames no Teste do Pezinho. Possuimos o teste Ampliado, Plus e Master. Você pode encontrar detalhes sobre eles aqui.

Artigos Relacionados