Informativos para Postos de Saúde

O SRTN APAE-Rio

Conheça o Serviço de Referência em Triagem Neonatal.

Imagem do artigo

O Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Este programa tem como objetivo identificar rapidamente doenças genéticas no recém-nascido, para que sejam feitas intervenções adequadas. O tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo tem como objetivo reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças.

O Teste do Pezinho é preconizado pela portaria Nº 822, de 06 de junho de 2001.

No Rio de Janeiro, a APAE-Rio é responsável por fazer as análises laboratoriais de todos os Testes do Pezinho do estado. Trabalhamos todos os dias com empenho, para garantir o funcionamento deste serviço tão importante para a saúde pública. Conheça agora os setores do SRTN APAE-Rio e suas funções.

Almoxarifado

A APAE-Rio fornece aos postos o material necessário para a coleta do Teste do Pezinho. Este material é solicitado e retirado no Almoxarifado do CDP APAE-Rio.

Triagem

Todo o material de coleta que chega à APAE-Rio (via correio ou portador) é entregue no setor de Triagem. Ela é responsável por garantir a qualidade das amostras que chegam ao CDP, organizando e verificando o material que chega via correio. As amostras conformes são encaminhadas para análise no Departamento Técnico, os formulários são encaminhados ao CPD para cadastro, enquanto as amostras inadequadas são reconvocadas pelo Rastreamento.

Rastreamento

Após a Triagem, todo material considerado inadequado para análise precisa ser recoletado. A triagem entra em contato com o posto de saúde, que terá que coletar uma nova amostra para que seja feita a análise correta do material. O Rastreamento e Triagem fazem parte do controle de qualidade das amostras no CDP APAE-Rio.

CPD (Centro de Processamento de Dados)

Os formulários de coleta são registrados no sistema interno do CDP APAE-Rio. Nesta etapa são inclusos todos os dados do paciente, para que este receba seu resultado de acordo. É de extrema importância que TODOS OS DADOS no Formulário de Coleta estejam preenchidos corretamente, para maior agilidade na entrega dos resultados e reconvocações, caso necessário.

Departamento Técnico

As amostras de sangue são processadas e analisadas na Técnica. Aqui faz-se a pesquisa dos exames, que serão liberados posteriormente.

Liberação de Laudos

O setor de Liberação de Laudos é responsável por assinar todos os exames realizados pelo Departamento Técnico, para então serem liberados no Netlaudo.

Busca Ativa

A Busca Ativa é responsável pela reconvocação de pacientes cujo exame tenha tido algum resultado alterado, com o objetivo de coletar uma nova amostra para realizar o teste, confirmando assim se a criança possui alguma das patologias. Estas alterações indicam que há uma suspeita de que a criança possa ter alguma das doenças realizadas na Triagem Neonatal, e é necessário que o exame seja repetido para confirmar esta suspeita.

Netlaudo

O Netlaudo é utilizado pelo CDP APAE-Rio para entrega online de laudos. Os resultados podem ser encontrados no site do CDP APAE-Rio e no Netlaudo (netlaudo.com.br/consulta), logo após a liberação.

Downloads

Artigos Relacionados