Informativos para Postos de Saúde

Entrega de material

Procedimentos para a envio das amostras à APAE-Rio.

Imagem do artigo

O material coletado deverá ser entregue semanalmente via correio ou portador. As amostras não devem ficar retidas na unidade por mais de 2 dias, sendo necessário agilidade por causa do exame de algumas patologias.

Envio via correio

O envio por correio deve ser feito frequentemente, devido aos atrasos que o trâmite pode causar nos resultados. O material que vier pelo correio deve conter 1 cópia da Guia de Remessa e o carimbo dos Correios, com a data de postagem do envelope. Caso o Correio se recuse a carimbar, o próprio posto deve incluir a data de envio em um dos lados do envelope.

Envio via portador

Os postos podem optar por enviar as amostras via portador. Neste caso, elas devem ser entregues das 8h às 16h30 na Triagem, que fica localizada no térreo. O material que vier pelo portador deve obrigatoriamente conter 2 vias da Guia de Remessa, que deve ser anexada aos envelopes de entrega. Os filtros são abertos e checados antes de serem aceitos como recebido. Ao terminar, o portador assina uma das vias e fica com a outra, assinada pela APAE-Rio.

Preparo para o transporte das amostras

A APAE-Rio fornece envelopes plásticos, que servem para proteger os cartões-filtros durante o transporte. Apenas a parte com o material biológico deve ser embalada em saco plástico. Todo o material deve ser colocado junto no envelope-resposta, e enviado imediatamente à APAE-Rio.

Artigos Relacionados