Informativos para Postos de Saúde

Busca Ativa

Pacientes reconvocados.

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A Busca Ativa é responsável pela reconvocação de pacientes cujo exame tenha tido algum resultado alterado, com o objetivo de coletar uma nova amostra para realizar o teste, confirmando assim se a criança possui alguma das patologias. Estas alterações indicam que há uma suspeita de que a criança possa ter alguma das doenças realizadas na Triagem Neonatal, e é necessário que o exame seja repetido para confirmar esta suspeita.

Quando um exame alterado sai do departamento técnico, a Busca Ativa é rapidamente notificada para reconvocar estes pacientes. Envia-se ao Posto de Coleta onde foi coletada a 1ª amostra um e-mail com o BAP [Busca Ativa do Paciente] em anexo, e copia-se o CEOMA, SES-RJ e a Coordenadoria Regional do Posto.

Todos os pacientes reconvocados via Busca Ativa devem ir à sede da APAE-Rio, localizado na Tijuca, para coletar uma nova amostra. É responsabilidade do Posto de Coleta entrar em contato diretamente com a mãe da criança e realizar o transporte do paciente, quando necessário. Uma segunda reconvocação será enviada em 7 dias, caso o paciente não compareça à APAE-Rio. No final deste período, caso o paciente não tenha comparecido, o caso é encaminhado ao Conselho Tutelar, que fará o rastreamento dos responsáveis diretamente.

Pacientes internados, que não podem comparecer à APAE-Rio para a coleta, têm autorização expressa para coletar a 2ª amostra em suas unidades. Os postos devem enviar esta amostra para a APAE-Rio com urgência, utilizando o cartão vermelho. Caso o paciente possua algum outro caso específico que não permita o compareçimento à APAE, o posto deve enviar um e-mail ao SRTN para que este analise a situação e tome medidas para garantir que a 2ª amostra chegue ao laboratório.

Retorno dos Pacientes

Assim que retornam, os pacientes reconvocados têm sua amostra coletada e examinada com prioridade. Os pacientes que forem não-confirmados são liberados. Seu exame completo fica disponível no site do CDP APAE-Rio em menos de 48h após a coleta.

Os pacientes que forem confirmados serão encaminhados à assistencia social da APAE-Rio, que entrará em contato com os responsáveis pela criança para marcar a primeira consulta. Depois, o paciente é então encaminhado ao serviço de referência correspondente à sua patologia, para maiores diagnósticos e para dar início ao tratamento.

Os pacientes que não retornaram são encaminhados para o Conselho Tutelar, que tomará medidas cabíveis para encontrar o paciente e garantir que este faça a coleta de sua 2ª amostra.

Contato

A Busca Ativa da Triagem Neonatal se disponibiliza através do E-mail e telefone para sanar dúvidas em relação às reconvocações e encaminhamento de pacientes à APAE-Rio.

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